segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A origem da humildade

Fazemos bem em sermos flexíveis diante de Deus e vigilantes diante dos homens, mas deixemos que a nossa humildade tenha origem imaterial e que não seja uma exibição ilusória de sentimento convencido de superioridade diante dos outros.

Os profetas antigos diziam, com alguma prudência: "Anda humildemente com Deus."

Embora o Pai do Céu seja o Infinito e o Eterno, ele também reside com aquele que tem a mente triste e é humilde no espírito.

Deus deprecia o orgulho - Recusa o fingimento - Reprova a maldade.

Realçamos o valor da sinceridade e da confiança absoluta, a ajuda afectuosa ao próximo e a orientação na direcção do Pai dada com lealdade. Com frequência foi dito que "devereis ser como crianças para entrar no Reino". Evidencia-se assim a atitude da mente e da resposta do espírito através do cérebro humano.

Não devemos estar perto de Deus da forma como dele falamos e depois estar longe Dele no sentimento do coração.

Previne-te daqueles que pregam a paz aos seus semelhantes, com a provocação e o mal dizer nos seus corações; daqueles que elogiam com os lábios, enquanto o coração é dado ao disfarce, usando a máscara da mentira e da hipocrisia.

As maiores tristezas do homem que confia, nenhuma é mais horrível do que ser ofendido na casa de um amigo em quem depositou confiança.

Todos aqueles que conhecem ou venham a reconhecer que o espírito de Deus habita dentro e fora, podem gozar da liberdade de viver sem confundirem neles próprios o incorrecto dos seus actos.

Se viermos a conhecer a verdade e se realmente tivermos consciência dos nossos passos, seremos felizes, porém se o caminho divino não fizer parte da nossa experiência, então seremos infelizes e ao contrário da Lei Universal.

O Filho Criador da Via Láctea, quando viveu há 2 mil anos na carne mortal como qualquer humano, ao anunciar o Reino, segundo as suas palavras, o Reino não é governado por um rei poderoso à semelhança dos reinos terrenos; o Reino que anunciou é uma linhagem divina entre os seus súbditos. O Todo, universalmente reconhecido e adorado incondicionalmente por essa irmandade de seres inteligentes, é o nosso Pai do Céu.

Nesta circunstância todos somos irmãos no domínio celeste. Análogo ao mesmo princípio nos torna irmãos nesta vida terrena. Devemos aprender a reverenciar Deus como Criador, e honra-lo por ser o Pai do nosso ainda jovem espírito. Amemos como nosso defensor indulgente, e por último como um Pai misericordioso e infinitamente sábio da nossa realização espiritual mais amadurecida e grata.

Devido à insuficiência do conhecimento sobre Deus, vêm as ideias falsificadas sobre a humanidade e dela origina grande parte da hipocrisia humana. Um humano pode ser um imbecil, por natureza e origem, mas quando ele passar a ser habitado pelo Espírito Infinito, esse humano irá tornar-se divino no seu destino. Depois de percorrer milhões de tempos, esse espírito irá estar na presença do filho Eterno / Deus, antes de se sumir no Pai Infinito. Deste modo o espírito, concedido por Deus, retornará a Ele. A alma do homem mortal , depois de moldada e disciplinada, irá ser permeável a uma vontade superior vinda do espírito.

Toda a transformação do homem mortal inicia-se pela humildade, desse modo estará pronto para receber todas as dádivas espirituais do Pai. Embora haja, forçosamente, uma dignidade divina autêntica ligada aos candidatos, pela fé, à ascensão eterna ao Reino.

As práticas aduladoras e desprovidas de sentido, com uma humildade falsa e ostentosa, são incompatíveis com a análise do princípio da salvação e a autenticação do destino das almas que renasceram para o espírito. A humildade autenticada diante de Deus, é aquela que vem do profundo interior de cada entidade.

A modéstia no homem é elogiável; porém a hipocrisia patenteada e uma humildade falsa e consciente que atordoa os circundantes reclamando a sua atenção, é infantil e indigna dos filhos que pretendem elucidar-se de Deus e do caminho que o levará a Ele.

Antão

Sem comentários:

Enviar um comentário